Um pouquinho de história
Consórcio é um sistema financeiro que se mantém como uma opção segura e muito consolidada no Brasil. O sucesso do consórcio se deve à facilidade que oferece na compra parcelada de bens de alto valor, sem a necessidade de entrada e livre de juros.
Você conhece a história do consórcio no Brasil?
A entrada do mercado de automóveis
No fim da década de 1950 e início da de 1960, o Brasil começou a produzir seus primeiros modelos de carros. Contudo, a obtenção de crédito era uma tarefa complicada naquela época.
Uma ideia surgiu
Em busca de alternativas para facilitar a compra desses veículos, surgiu, em 1961, a ideia inovadora de formar grupos de pessoas com o mesmo interesse. Cada um contribuía com uma mensalidade e, através de sorteios, os carros eram entregues. Nasce assim o sistema de consórcio.
Consolidação e sucesso
Rapidamente, o consórcio se mostrou eficiente. Mais de 700 grupos foram formados, todos com dezenas de participantes. Diante desse sucesso, bancos passaram a adotá-lo como produto financeiro e novas administradoras foram criadas.
Regulamentação, segurança e solidez
Em 1967, é fundada a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). Anos mais tarde, surge a APACESP, que daria origem ao SINAC.
A regulamentação do consórcio começa em 1970, através de uma lei instituída pela Receita Federal. Diversos produtos, além de carros, são incorporados ao sistema. Contudo, a regulamentação definitiva vem em 1991, quando o Banco Central assume essa responsabilidade.
A lei do consórcio
O ano de 2008 marca um ponto de maturidade para o consórcio com a lei nº 11.795, proporcionando maior confiança para os clientes e órgãos públicos.
Presença e importância hoje
Segundo a ABAC, o consórcio representa mais de 3% do PIB brasileiro, contando com mais de 8 milhões de participantes ativos.
Recomeçar do zero, sair do aluguel, investir… Bora de consórcio?